Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sal e Pimenta

Não é um blog de culinária...

Sal e Pimenta

Não é um blog de culinária...

Tarefas semanais para todos

Divida as Tarefas semanais por todos os membros da casa

 

Fazer um pouco todos os dias é uma forma de repartir o trabalho ao longo da semana e ir fazendo as tarefas diárias e semanais.  Assim não vai estar um dia inteiro a fazer a limpeza.
 

egg-944495_1920.jpg

 

Eu tenho uma tabela onde coloco todas as tarefas diárias. Sigo o plano para puder desfrutar mais do fim de semana.
 

Cada um deve ter a sua própria tabela e adapta-la às suas necessidades. Se tem filhos deve atribuir-lhes tarefas consoante as suas idades. Assim eles vão-se habituando a contribuir para o bem comum.

 

E no futuro vão saber gerir uma casa. Como diz o ditado é de pequenino que se torce o pepino. Outra vantagem é ser uma forma de filhos e pais conviverem. Assim, o seu filho vai-lhe agradecer no futuro, pois será uma pessoa independente e capaz de viver sozinho quando tiver que sair de casa. Quer seja para trabalhar ou ir para a universidade.

 

 

Tarefas para os filhos por idades:

Dos 2 aos 3 anos de idade pode juntamente com o seu filho arrumar os brinquedos por cor, tamanho ou tipo. Ele vai encarar como uma brincadeira e não como uma tarefa. Pode ensinar a colocar o lixo no caixote.

 

Entre os 4 e os 5 anos de idade já pode ensinar o seu filho a arrumar a mochila, a colocar a roupa suja no cesto por cores, ensinar a levar o prato para a cozinha, arrumar os seus brinquedos e fazer a sua cama. Pode também em conjunto com ele arrumar os seus sapatos e roupinhas. Pode ainda alimentar o seu animal de estimação, se o tiver.

 

Entre o 6 e os 7 anos o seu filho já começa a ter outro grau de responsabilidade e de cuidado. Aqui já pode arrumar e limpar o seu quarto. Por a mesa e no fim colocar a louça suja na pia ou na máquina. Regar plantas se existirem.

 

Entre os 8 e os 9 anos, pode limpar o pó da casa, arrumar as compras e manter o quarto e as suas roupas arrumadas.

 

Entre os 10 e os 11 anos, pode aspirar a casa, aprender a preparar comida, tratar do quarto e da louça.

 

A partir dos 12 anos, já pode fazer quase tudo. Já pode ir às compras com uma lista, cozinhar uma refeição completa. Pode também lavar vidros e janelas, lavar a casa de banho entre muitas outras tarefas.

 

Faça um pouco todos os dias, que ganhará tempo e qualidade de vida e será sem duvida mais feliz.

 

Deixe os seus comentários e subscreva.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.