Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sal e Pimenta

Não é um blog de culinária...

Sal e Pimenta

Não é um blog de culinária...

Perguntas ao Reitor da Universidade de Coimbra

Nos últimos tempos tanto eu como o resto do país e arredores ficaram a conhecer o Reitor da Universidade de Coimbra, devido às suas preocupações ambientais. E tudo porque decidiu, a medida drástica de cortar a carne de vaca das cantinas da Universidade de Coimbra.

Eu não sou fã de carne de vaca, e só como se for a casa de outra pessoa, mas penso que não é impondo que se conseguem mudanças.

Por outro lado, já me preocupo com as questões ambientais, possivelmente há mais tempo que o Senhor Reitor, e por isso vou aqui deixar-lhe um pequeno recado, pois achei sinceramente hipócrita esta sua medida, acordou e lembrou-se que existem problemas ambientais, porque está na moda, dá visibilidade e ainda economiza. Portanto esta medida de ambientalista tem muito pouco.

Alem de que, já se come mal na maiorias das cantinas e estamos a falar pelas minhas contas cerca de um quilo de carne de vaca por pessoa num ano lectivo.

Quando um Reitor de uma universidade utiliza alguns dos verbos restringir, proibir, impedir, cortar, não me parece estar no cargo correcto, pois deveria antes usar os verbos: ensinar, divulgar, promover, praticar, formar, orientar, entre outros.

Não será com uma medida radical imposta a todos os estudantes, que será o caminho, afinal até acho esta sua medida muito pouco democrática e já não vivemos numa ditadura.

A mudança ensina-se, explica-se, divulga-se, e cada um em consciência é que decide o que fazer. Não pode ser por imposição de um para com o colectivo.

Que medidas reais tomou em relação à sua súbita preocupação pelo ambiente e respectiva comida que é servida nas cantinas?

1º - Os fornecedores são locais? para diminuir a pegada ecológica

2º - Compra a fornecedores que praticam técnicas amigas do ambiente? 

3º - A comida confeccionada é variada e de qualidade? Nos anos que lá andei, não era, e quando aparecia carne de vaca era estilo "sola de sapato".

4º - As refeições tem acompanhamentos como saladas e legumes nas quantidades consideradas de uma alimentação saudável?

Se calhar a resposta a estas questões é um: NÃO

Porque à frente das medidas ambientais estão as medidas economicistas e uma auto promoção.

E só falei de medidas em relação às Cantinas, porque havia tanto para dizer em relação a práticas dentro da Universidade de Coimbra para mudar e assim realmente ajudar o ambiente.

E sim, há um consumo excessivo de carne de vaca no mundo, mas não é de certeza nas cantinas da Universidade de Coimbra que esse consumo é excessivo.

Por isso deve-se ensinar e não proibir de forma radical, não estamos num conto de fadas

fairy-tale-1077863_1280.jpg

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.