Não tente Ajudar quem não quer ser Ajudado
Não tente Ajudar quem não quer ser Ajudado, porque não vale o seu esforço
Por vezes damos conselhos porque queremos ajudar, mas não se consegue ajudar quem não quer ser ajudado.
Já diz o provérbio que se os conselhos fossem bons não se davam, mas sim vendiam-se.
Muitas vezes percebemos que um familiar ou amigo está por exemplo à beira do abismo financeiro. E de forma natural tentamos fazer-lhe ver que o que está a ir por um caminho errado e o que pode acontecer com aquele tipo de comportamento. Mas infelizmente e na maioria dos casos essa pessoa não vai ver com bons olhos a nossa tentativa de ajuda.
As pessoas preferem pensar que nos estamos a intrometer por inveja ou porque não podemos ter o nível de vida que ostentam.
Por isso o meu conselho é de que só devemos ajudar quando nos pedem ajuda. Até lá fique quieto no seu canto e não se meta, pois só se vai desgastar.
Muitas pessoas estão à beira do abismo e não percebem, por variadas razões e se tentarmos o que quer que seja vão levar a mal e pode muito bem perder um amigo ou ter uma chatice com um familiar.
Há pessoas que se recusam a pedir ajuda, umas porque nem sequer percebem que têm um problema, outras porque são demasiado orgulhosas, outras porque estão deslumbradas e por fim pessoas demasiado narcisistas.
Por hoje é tudo até a um próximo artigo.
Pode subscrever a nossa newsletter e receber em primeira mão todos os artigos.