Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sal e Pimenta

Não é um blog de culinária...

Sal e Pimenta

Não é um blog de culinária...

Dias Complicados?

Rotina Diária com Ajuda dos seus filhos

 

Hoje venho dar umas dicas para manter a casa arrumada diariamente com a ajuda dos seus filhos.Rotina Familiar

Há quem diga que de manhã é uma correria e não dá para fazer nada. É tudo uma questão de hábito, porque a desculpa depois do trabalho é que estamos muito cansados e stressados e só queremos é ir para o computador ou ver televisão. E assim se passa uma vida sem apreciar o local onde passa mais tempo.

 

Para quem tem filhos ou não, a preparação começa sempre no dia anterior. Quando os seus filhos chegam da escola, aposto que vão logo para a frente do computador ou da TV.

 

Se é esse o caso têm que começar a ser responsabilizados de algumas tarefas caso ainda não as façam:

 

1ª Tarefa - Fazer os trabalhos de Casa, os trabalhos que tiverem dificuldade devem deixar para depois do jantar para fazerem consigo;

 

2ª Tarefa - Preparar a mochila e a roupa para o dia seguinte;

 

3ª Tarefa - Se o seu filho teve ginástica, natação ou outro desporto, deve ser ele a cuidar dessa roupa, como colocar para lavar ou se for o caso da natação colocar a toalha a secar, tratar da roupa de banho e estender.

 

Só uma nota sobre o facto de alguns filhos não fazerem ou não quererem fazer as tarefas.

 

Faça uma Tabela com todas as tarefas que eles têm que executar diariamente. Para eles irem colocando uma cruz ou um visto. Assim aprendam desde cedo que nada é conseguido sem trabalho.

 

Vou aqui deixar um exemplo do que pode fazer:

 

O seu filho quer algo, vamos imaginar uns determinados ténis ou uma camisola. Cabe a si ver se tem possibilidade de lhe comprar e se ele realmente necessita desses ténis. Se sim, ele terá esses ténis se cumprir com todas as tarefas durante um mês.

 

Assim é uma forma de os educar no sentido que não podem pensar que ter algo é um dado adquirido.

 

O meu marido é formador e a maioria dos adolescentes não têm objectivos e têm tudo como adquirido. E os que menos têm são os que mais se esforçam, porque sabem que tem que lutar para conseguirem uma vida melhor.

 

A educação começa em casa, se o seu filho só quer saber dos jogos de computador, dos sms ou das redes sociais, terá que se sentar e ter uma conversa com ele. Tem que lhe explicar que não consegue fazer tudo sozinha e que precisa da ajuda deles, para que também os possa ajudar.

 

Antes do Jantar os seus filhos devem ter as tarefas anteriores feitas. Entretanto devem ajudar na confecção do jantar. Podem cortar legumes, colocar a mesa, lavar louça entre outros. Podem também apanhar roupa ou estender se for o caso. O mesmo se aplica ao marido, caso seja casada. Distribua tarefas por todos, assim tudo se torna mais fácil e rápido.

 

Ao jantar tente não ter dispositivos ligados, como TV nem telemóveis em cima da mesa.

 

Falem sobre o dia de cada um. Vai ver que vai saber muito bem estar um momento em família sem interrupções e a partilhar as histórias do dia passado.

 

Após o Jantar devem arrumar a mesa e lavar a louça. Preparar a mesa para o pequeno almoço do dia seguinte. Nessa altura vai tratar de si, como tratar da sua pele. Pode preparar a roupa para o dia seguinte. Verificar se os seus filhos prepararam bem a roupa do dia seguinte e se têm o quarto arrumado. A partir dos 4 anos a arrumação do quarto deve ser da responsabilidade do seu filho. Como a roupa, sapatos, livros, brinquedos, jogos, entre outros. A partir dos 7 anos deve incluir também a limpeza.

 

No final do dia podem-se juntar todos a ver um filme ou podem estar no mesmo espaço a fazerem coisas diferentes.

 

De manhã eu tenho um calculo de 1 hora para fazer tudo e deixar a casa arrumada e limpa. Cada um tem que perceber quanto tempo precisa e depois vai aperfeiçoando. E à medida que se trata de uma rotina, vai sendo mais rápido. Deve testar o tempo num dia que não trabalhe para não criar um enorme stress em si e ficar com dia todo estragado e desistir.

 

Vamos imaginar uma família de 4 pessoas:

 

Despertador: 7:00

- Levanta-se toma um duche rápido de 5 minutos, nunca deixe para lavar o cabelo de manhã, pois irá perder seguramente 15 minutos, lave no dia anterior e seque-o bem antes de se deitar. Enquanto seu marido, caso seja casada toma banho, veste-se.

 

Às 7:10 - Os seus filhos que têm o seu próprio despertador, vão-se levantar, porque são responsáveis, senão vão passar a ser, afinal querem ganhar aqueles Ténis. Enquanto um vai para o banho o outro vai adiantando o pequeno almoço e depois trocam e o outro vai dar comer ao animal de estimação ou acabar de preparar o pequeno almoço. Você vai fazendo a sua cama.

 

Às 7:30 - Estão todos à mesa a tomar o pequeno almoço.

 

Às 7:45 - Um levanta a mesa, outro coloca a louça na máquina de lavar, caso não tenha máquina de lavar cada um lava e levanta louça que que sujou (Enquanto um lava a louça o outro vai fazer a cama e vice versa). Se for casada o seu marido lava a louça do pequeno almoço e os seus filhos vão fazer a cama, lavar os dentes e você vai lavar os dentes e  maquilhar-se.

 

Às 8:00 - Estão todos a sair de casa...arrumada.

 

Terá que adaptar a hora de acordar tendo em conta o tempo de viagem para o trabalho e escola.

 

Tente sempre tomar o pequeno almoço e jantar em família, é muito importante estarem juntos, falarem, rirem e às vezes até discutir faz parte das relações familiares.

 

Partilhe as tarefas em família e Seja Feliz.

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.